sábado, 27 de março de 2010

Take care

Cuidado é palavra tão bonita. Quando ouço só me vêm à cabeça sensações boas: conforto, proteção, carinho. Enquanto crianças, era dever de nossos pais nos cuidar. Já adultos, essa tarefa passou a ser responsabilidade nossa.

Mas aí, como não há ninguém além de nós mesmos que dependa de nosso cuidado, acabamos por nos tornar um tanto negligentes. No atropelo da rotina os auto-cuidados vão sendo deixados de lado, sempre há algo mais urgente a ser feito. E aí passamos a buscar alguém que exerça essa papel em nosso lugar, alguém que cuide da gente.

O que muita gente não sabe é que se cuidar é um carinho que se faz em si mesmo. Cuidar da saúde, da aparência, do lugar em que se vive, das pessoas que nos cercam, cuidar de se sentir bem, tudo isso é auto-cuidado. Ir ao dentista, fazer as unhas, organizar o armário, fazer uma comidinha gostosa no fim de semana e convidar os amigos, ler um livro leve enquanto se ouve uma música tranquila. Todos esses pequenos cuidados fazem tão bem! É que a diferença geralmente se encontra nos detalhes, que é onde costuma também estar a beleza.

Quando a gente se cuida, a gente se gosta mais. E quando a gente se gosta mais, quem está ao nosso redor gosta mais da gente também.