segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Da idade e a seletividade

É fato: com o passar dos anos, o círculo social de todo mundo diminui. E a relação existente entre a idade e o número de amigos é lógica. Ao longo dos anos, nosso tempo vai se tornando casa vez mais escasso, o que faz com que tenhamos que aproveitar da melhor maneira possível o pouco tempo livre que costuma nos restar.

Daí surge a seletividade. Ora, quanto mais curto for o tempo disponível para dedicar-nos aos amigos, menor será também o número de amigos a quem nos dedicaremos. Sim, porque amizade demanda dedicação, tem de ser cultivada. Assim, passamos a selecionar, muitas vezes inconscientemente, aqueles que teremos por perto nos raros momentos de diversão - mas não apenas nestes. Além disso, existem também os fatores alheios à nossa vontade que acabam nos afastando de determinadas pessoas e aproximando de outras.

Aí, então, quem nós mantínhamos por perto mais por comodismo que por afinidade, aqueles de quem não recebíamos de volta o tempo e dedicação que por nós lhes eram dispensados, esses vão ficando pelo caminho, porque o tempo (ou a falta dele) ensina que é preciso livrar-se do excesso de bagagem.